Origem

HISTÓRIA E CONEXÕES ENTRE O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO.

O atelier CHAMES BIO foi criado no final do ano de 2020 com objetivo de experimentar criações de acessórios femininos sem desenhos ou técnicas complexas. É a união de materiais existentes para montagem de bolsas e sapatos, muranos, metais e fios de seda (a rainha das fibras naturais, também tem uma função ambiental e social, pois traz a constante preocupação com a melhoria das técnicas do ciclo de produção, das condições justas de trabalho e da fabricação limpa) que seriam descartados pela indústria têxtil, dão origem às peças autorais.

CHAMES
EM ÁRABE:
SOL

Nascida em Zahle, aldeia nas montanhas do Líbano, CHAMES ABOUD DAMOUS é a figura que inspira o atelier com a sua coragem e grande necessidade em empreender. Vinda do Líbano, no final do século 19, avançou fronteiras geográficas e culturais em busca de oportunidades e o sonho de sucesso. Em 1904 fundou a Casa Otomana, o embrião daquele que viria a ser o maior grupo empresarial do Maranhão na década de 1950. CHAMES foi uma mulher brilhante e sua inspiração materializa peças exclusivas com identidade autoral.

Representando sua coragem, prezamos pela inclusão, sustentabilidade e diversidade em cada coleção e em cada movimento do atelier.

Entre
RIO E MAR

Neida Freitas, artista e designer da CHAMES BIO, de origem da região amazônica, dá luz a criações inspiradoras que trazem a cada fazer manual, a sua ancestralidade. Através dos fios de seda, Neida desenvolve movimentos, crenças, histórias e valores que promovem a sensação de elevação e conexão com a consciência humana. E é na leveza dos fios de seda, na força das ancestralidades e no legado de vida que Neida e Chames se entrelaçam, para entregar peças que abraçam a autenticidade e entregam poder.

somos Força e Autenticidade

A CHAMES BIO traz uma visão contemporânea para um novo conceito de acessórios, que valoriza aspectos culturais do Brasil e do mundo, sendo o empoderamento feminino a força motriz do desenvolvimento de peças únicas e com personalidade.

As esculturas decorativas podem ser encontradas em espaços exclusivos como hotéis, lojas concept e galerias de arte. As biojoias são comercializadas em lojas multimarcas conceituais, espaços de moda e, também em galerias de arte.

Ao longo da nossa trajetória comercializamos e participamos de eventos internacionais, exposições em galerias de arte, feiras de alta decoração, eventos voltados para arquitetura conceitual e moda feminina.

Fios de seda upcycling

Utilizando fios e casulos de seda 100% brasileira, de altíssima qualidade e beleza, o atelier CHAMES BIO entrega em cada peça os seus valores e crenças, num universo inspirador de força e empoderamento que vestem o corpo, a alma e a casa.

O processo de produção e comercialização respeita e valoriza o meio ambiente, as pessoas, parceiros, fornecedores e a sociedade.

A CHAMES BIO tem o compromisso em manter a tradição das origens centenárias do uso de acessórios de forma livre e plural, utilizando recursos naturais de altíssima qualidade e beleza.

artesanal

NA FORMA

A CHAMES BIO traz um novo conceito de biojoias. Através do uso do fio primário da seda, do fio pluma de aparas de tecido de seda e de casulos defeituosos que seriam descartados pela indústria têxtil. Todos os produtos respeitam os conceitos de slow fashion e upcycling.

NO CONCEITO

O design é inspirado nos arquétipos femininos presentes em diversas culturas. O colar “Sol do Líbano” recebeu reconhecimento de obra plástica pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro/RJ, BR. Peças para todos os gêneros, cores, raças, culturas, momentos e ambientes. A diversidade como motor para a evolução e conscientização da sociedade.

NO USO

As peças possuem texturas e caimentos confortáveis, são ousadas e tem características marcantes. É versátil, se integra ao corpo e seu uso pode se adaptar a todas as ocasiões.

DÚVIDAS FREQUENTES

Selecionamos as perguntas mais frequentes recebidas
pela nossa equipe para te ajudar.

Receba notícias e ofertas por e-mail