Origem - Chames Bio - Biojoias de design exclusivo e único

Origem

Olá! Eu sou Neida Freitas, diretora criativa e designer da CHAMES BIO.

“Não é apenas sobre um senso estético, mas sim sobre a urgência pelo reencontro com a poder da liberdade.”

O universo das artes manuais chegou até mim de forma despretensiosa e encantadoramente forte. Deixei-me envolver por esse movimento que embala não apenas as minhas mãos mas também a minha alma em cada peça que toma forma.

Com dedicação e técnica, cada peça é única, criada a partir do poder da natureza e da sua força ancestral. Seda, Murano, Pedras e Metais, uma alquimia de elementos que se entrelaçam com histórias e heranças para um conceito inovador de acessórios de uso livre.

Mais do que criar adornos, meu desejo é materializar crenças e propósitos de vida. A CHAMES BIO tem como pedra filosofal a magia e a beleza da mãe natureza que conecta e eleva a consciência humana.

Chames bio

Biojoias

Moda sustentável

CHAMES, em árabe: Sol. Nascida em Zahle, aldeia nas montanhas do Líbano, por volta de 1859, desde muito nova era notada pelo talento com vendas que exercia na loja de sua família. O “Toque de Midas” se fortaleceu no Brasil, pelas mãos da mulher que deixou para trás seu casamento, sua pátria e emigrou em busca de novas oportunidades.

Como mascate, sobreviveu de suas vendas no eixo São Paulo-Rio de Janeiro e, mais tarde, pode trazer seus filhos para expandir suas conquistas explorando outras regiões do país. Nas décadas de 50 e 60 seu nome configurava um dos maiores grupos empresariais do Maranhão, terra que a acolheu com amor até seus últimos dias.

Escolhemos essa mulher brilhante para inspirar uma nova marca de biojoias e criações contemporâneas: A CHAMES BIO, que surge de forma orgânica. A paixão pelas pedras naturais trouxe novos elementos, como o murano e os fios de seda para compor o visual das peças carregadas de significado artístico e autoral.

O manuseio de cada peça é artesanal, o que confere personalidade e a força CHAMES a cada cliente. Essa grande energia do núcleo da marca está inserida em um mundo inspirador, onde as pessoas reconhecem o seu dom de ser independente.

Confeccionamos peças que abraçam a criatividade e carregam um espírito precursor.

Modelo usando Chames Bio
Missão

Missão

Despertar uma nova percepção de si, por meio do uso de acessórios que promovem a sensação de elevação e de conexão com a consciência humana.

Visão

Visão

Ser referência no setor de biojoias com produtos de design exclusivo, inovador, sustentável e inclusivo.

Valores

Valores

Inovação, Qualidade e Conforto. Inclusão, Sustentabilidade e Diversidade

Sustentável & Diversa


Criação e produção de peças de uso livre, antecipando os desejos dos clientes e criando experiências únicas. Todo o processo de produção e comercialização respeita e valoriza o meio ambiente, as pessoas, parceiros, fornecedores e sociedade.

A diretora criativa e designer da CHAMES é Neida Freitas, responsável por manter a tradição das origens centenárias do uso de acessórios de forma livre e plural, utilizando recursos naturais de altíssima qualidade e beleza.

Acima de tudo, a CHAMES, desde a sua concepção, defende o uso múltiplo das biojoias, a sustentabilidade e a diversidade em todas as suas formas. Acessórios de USO LIVRE E PLURAL.

Matéria Prima

Elementos usados na criação das peças

Modelo usando Chames Bio
  • Fios 100% Seda
  • Parte dos Fios são tingidos com pigmentos naturais.
  • Alguns Fios passam pelo processo de reciclagem de fibras têxteis de Seda.
  • O Cultivo das amoreiras para a criação do Bicho da Seda é orgânico.
  • Pedras naturais
  • As pedras e cristais podem variar no tamanho, formato e possível tingimento.
  • As pérolas são cultivadas em água doce.
  • Utilizamos a legítima Pérola Shell. Feita de substrato de porcelana com madrepérola natural.
Joias da Chames Bio
  • Muranos
  • São escolhidos um a um pelo alto brilho, formas, quantidade de bolhas de ar formadas no processo de produção, ondulações na superfície, contrastes de tons e acabamento.
  • Metais
  • O banho é galvânico. Um processo de aplicação de metais preciosos (ouro, ródio, prata) em peças brutas, feitas com ligas não preciosas (latão, cobre, zamac).
  • Utilizamos apenas dois fornecedores para obtermos garantias controladas.

A Experiência

Slow Fashion

  • Nossa base é a produção desacelerada, respeitando o tempo de montagem e as condições de trabalho de quem está envolvido.
  • A comunicação da marca e os desenhos das peças prezam pela diversidade e inclusão, com foco em corpos livres.
  • Mantemos uma relação de confiança, transparência e respeito com os nossos fornecedores de Fios de Seda, com menor intermediação entre produtor e consumidor.
  • As nossas peças em seda são sustentáveis, sensoriais e autorais. Têm uma vida útil longa e são atemporais. São 3 coleções anuais, trazendo também peças únicas, exclusivas e sem a possibilidade de replicação.
  • As Coleções são desenvolvidas considerando descobertas de novas formas de montagem e novos materiais. Não visam “temporadas da moda” e são intuitivas. Tratam-se de peças que carregam história, origem, toque, experiências. São produzidas especialmente à mão, podendo também ser desenvolvidas sob encomenda.
  • Priorizamos fornecedores locais, regionais e nacionais.
  • A produção das peças é mantida entre pequena e média escala.
  • As peças em Fios de Seda são autorais e artesanais.
  • Os Fios de Seda são fornecidos para a fábrica por pequenos produtores e são acompanhados por equipe própria da mesma, como forma de garantir qualidade e responsabilidade.
  • O Cultivo das amoreiras para a criação do Bicho da Seda é orgânico. Como a lagarta é extremamente sensível, qualquer química no processo gera a morte prematura da criação.
  • Alguns tipos de Fios são advindos de processos de reaproveitamento/reciclagem de tecidos ou outros Fios de seda, tais como, o Pluma e o Primitivo.
  • Algumas tonalidades dos Fios de Seda utilizam técnicas de tingimento vegetal, tais como, as cores Rosa Claro, Marrom e Castanho. Ou considera a cor natural do Fio, como o Off-White.
Modelo usando Chames Bio

Perguntas e Respostas

Selecionamos as perguntas mais frequentes recebidas
pela nossa equipe para te ajudar.

Receba novidades e ofertas por e-mail